DestaqueDossier

Primeiro de 30 radares já está a funcionar

resized_auto estradaO primeiro radar do novo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade já se encontra em funcionamento, colocado no quilómetro 7 da A5, sentido Cascais-Lisboa.

Em Janeiro de 2017 serão 30 novos radares, distribuídos rotativamente por 50 cabines fixas. Estas cabines serão colocadas em pontos de elevada sinistralidade das estradas de todo o país. O primeiro já lá está: ao quilómetro 7 da auto-estrada de Cascais, a A5, no sentido Cascais-Lisboa. Nas primeiras horas registou mais de 50 infracções!

Até Setembro, o número de Locais de Controlo de Velocidade (LCV) em funcionamento subirá para 25, de acordo com a previsão da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Pelo final do mês de Janeiro de 2017, serão já 50 distribuídos por auto-estradas, estradas nacionais, IP’s e IC’s de todo o país.

O investimento do Governo cifra-se nos 3,2 milhões de euros, uma grandeza que inclui os custos de instalação e manutenção ao longo de três anos.

Para Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, o intuito do SINCRO é tornar “os condutores mais responsáveis ao volante”, diminuindo a sinistralidade rodoviária. Para atingir este objectivo, os novos radares estarão devidamente sinalizados para que os condutores sejam levados a diminuir a velocidade naquelas zonas.

A próxima cabine a ser instalada fica na auto-estrada do Norte (A1), na zona de Sacavém.

De acordo com o Ministério da Administração Interna, a comunicação da informação dos radares é efectuada através da aplicação Sistema de Gestão de Eventos de Trânsito (SIGET), ligada ao Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT), para a emissão das notificações aos condutores. Significa que haverá uma redução do tempo entre a detecção da infracção e a chegada da multa ao infractor.

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close