Local

Grupo de cidadãos contesta projecto de arquitectura

Esta terça-feira, dia 4 de Julho, um grupo de cidadãos concentra-se pelas 19 horas na Avenida Casal Ribeiro para protestar contra um projecto de arquitectura para o local.

No cruzamento da Avenida Casal Ribeiro com a Rua Actor Taborda, a acção convocada pelo Fórum Cidadania LX pretende manifestar-se contra “mais um escandaloso caso de destruição de arquitectura do final do Século XIX – início do Século XX, neste caso não um mas TRÊS edifícios neste mesmo local”, conforme explicam os responsáveis por este movimento em comunicado.

O Fórum Cidadania Lx é um grupo que já levou a cabo várias acções judiciais que culminaram no recuo de vários projectos polémicos em Lisboa.

“Estes edifícios eram, até há bem pouco tempo, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que os vendeu, com projecto aprovado, numa operação imobiliária que reforça os sinais já existentes de transformação desta entidade de alegado cariz social e humanitário e em mais um agente imobiliário em Lisboa”, afirma o Fórum, que lamenta ainda que a SCML contribua para a gentrificação da cidade. “Trata-se de um projecto já antigo da autoria dos arquitectos Manuel Graça Dias e Egas Vieira que no entender do Fórum Cidadania Lx em nada se enquadra com a zona em questão. Vem mesmo a romper com uma rua (Actor Taborda) quase composta única e exclusivamente por arquitectura de transição, abrindo mais um precedente gravíssimo em termos urbanísticos, até porque se trata de prédios perfeitamente recuperáveis para habitação”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close