DossierSociedade

Bairro do Horizonte ganha novo parque intergeracional

resized_Parque intergeracional do Bairro Horizonte (26)O Bairro do Horizonte, na freguesia da Penha de França, ganhou um novo espaço que inclui um skate park e um campo de futsal com redes protectoras.

A inauguração oficial do espaço contou com a presença dos vereadores Paula Marques (Habitação e Desenvolvimento Local) e Jorge Máximo (Desporto e Obras), bem como da presidente da Junta de Freguesia da Penha de França, Elisa Madureira.

Uma vez que a intervenção foi realizada no âmbito do programa BIP/ZIP – Bairros/Zonas de Intervenção Prioritária, também marcaram presença os representantes dos parceiros locais, nomeadamente da Comissão de Moradores do Bairro Horizonte e do projecto Sementes.

Ainda antes do pontapé de saída oficial, dado pelas crianças dentro do campo, equipadas a rigor, houve tempo para ouvir os responsáveis políticos e da sociedade civil.

A vereadora Paula Marques destacou a importância do envolvimento dos parceiros locais no projecto, não deixando de lembrar o que era o espaço antes da intervenção: “um depósito de entulho e de lixos vários”. A vereadora do Desenvolvimento Local elogiou a resiliência dos moradores e expressou o desejo de que o parque seja muito utilizado e por muitos anos. Também o vereador Jorge Máximo manifestou os mesmos desejos, descrevendo o desporto como “factor de desenvolvimento social e um óptimo instrumento para juntar gerações e mudar o figurino dos bairros da cidade”.

resized_Parque intergeracional do Bairro Horizonte (5)A presidente Elisa Madureira recordou a preocupação da sua autarquia com a segurança dos utilizadores do parque intergeracional, sobretudo as crianças. Foi por esse motivo que a Junta de Freguesia colocou gradeamento de protecção a toda a volta do recinto, de forma a impedir eventuais quedas para o acentuado declive voltado para a Rotunda do Vale de Chelas. A autarquia local também foi a responsável pela plantação de duas árvores, chamando a atenção, de forma simbólica, para a necessidade de arborização e sombreamento do local.

A tarde prosseguiu com animação musical, uma aula de dança ministrada por uma monitora do projecto Sementes e um lanche oferecido pela Junta de Freguesia da Penha de França

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close