Destaque

10 de Agosto: Dia do Leão

No próximo dia 10 de Agosto celebra-se o Dia Mundial do Leão, por isso, o Jardim Zoológico de Lisboa promove diversas atividades que prometem aos visitantes um dia repleto de diversão. O objectivo desta iniciativa é promover a conservação do “Rei” da savana bem como das restantes espécies que nela habitam.

Vinte e cinco anos passaram desde que o filme “O Rei Leão” foi apresentado, pela primeira vez, nas salas de cinema. Desde então, metade da população de Leões-africanos (Panthera leo) extinguiu-se, e continua em declínio nos dias de hoje. São números impressionantes que alertam para os problemas crescentes que as espécies enfrentam no seu meio natural, entre eles a caça, a diminuição de alimento e perda de habitat. Apesar de ser alarmante o ritmo ao qual as populações de leões estão a decrescer, os cientistas acreditam ainda ser possível reverter esta tendência. Conservar a biodiversidade está nas mãos de cada um de nós.

No dia 10 de Agosto, Simba, Nala e Mufasa, Rafiki, Ed, Shenzi e Banzai, Zazu, Timon e Pumba, alguns dos personagens mais conhecidos do filme e que representam, respetivamente, leões, mandris, hienas, calaus, suricatas e javalis, vão servir de inspiração para as atividades que prometem divertir e sensibilizar os visitantes. Momentos de enriquecimento ambiental, encontros com biólogos, mostras de materiais zoológicos e um espaço para desenvolver trabalhos manuais, são algumas das atividades preparadas para envolver o visitante na importância de conservar a savana africana.

Para além das atividades de sensibilização, o Jardim Zoológico promove ainda uma recolha de fundos para o Fundo para a Recuperação de Leões que tem por objetivo duplicar o número de Leões-africanos até 2050, restaurando deste modo a população inicial. Para contribuir, basta visitar o Jardim Zoológico no dia 10 de Agosto, adquirir o ingresso nas bilheteiras do Zoo e 5% do valor pago reverte para este Fundo de Conservação.

Está também nas nossas mãos manter o “Ciclo da Vida”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close