DossierLocalNacionalOutras

Lisboa ganha prémio de Capital Verde Europeia 2020

Foto Luís Filipe Catarino / CML

A cidade de Lisboa foi distinguida esta semana com o prémio de Capital Verde Europeia 2020.

A distinção foi anunciada pelo Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas e é particularmente importante por ser a primeira vez que uma capital do Sul da Europa conquista o prémio.

De acordo com uma nota emitida pela Câmara Municipal de Lisboa, “Todos os anos 30 a 40 cidades da Europa candidatam-se a receber esta distinção – que premeia os esforços e os resultados alcançados em áreas como a ecologia, eficiência energética e da política de resíduos ou a sustentabilidade social da cidade – passando por um longo e exigente processo de candidatura e selecção”.

Ainda segundo o Município, “O júri valorizou especialmente os esforços para a construção de uma cidade mais amigável das pessoas, com destaque para a pedonalização de amplas zonas da cidade e o forte crescimento das áreas verdes, bem como os avanços conseguidos e os compromissos assumidos em áreas como a eficiência energética e a boa gestão da água”. O júri também assinalou o facto de o processo se ter iniciado em pleno contexto de crise económica.

A entrega do prémio decorreu em Nijmegen, na Holanda, onde o presidente Fernando Medina se deslocou para receber a distinção e o respectivo cheque de 350 mil euros. As duas cidades finalistas batidas por Lisboa foram as cidades de Gent (Bélgica) e Lathi (Finlândia).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close