Dossier

Desemprego atinge níveis históricos

O desemprego em Portugal atingiu um novo recorde ao chegar aos 15 por cento no mês de Fevereiro, sendo que 35,4 por cento correspondem a jovens. Este aumento não está a dar sinais de abrandamento e estamos a aproximarmo-nos da dura realidade do desemprego vivida no país vizinho.

No espaço de apenas um ano, o país ganhou mais 33 mil jovens sem trabalho. Ao todo são já 153 mil jovens que estão no desemprego num universo de 811 mil pessoas desempregadas. Portugal passou a ser o terceiro país da EU com os índices mais elevados de desemprego.
A taxa que diz respeito às pessoas sem trabalho com menos de 25 anos traduz um aumento de mais três décimas do valor registado em Janeiro, quando 35,1% da população activa estava sem emprego. Em 2011, a percentagem era de 26,9%.
Nos homens o desemprego jovem ronda os 15,1 por cento enquanto que nas mulheres chega aos 14,8 por cento.
De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia a Espanha lidera a tabela com 50,5 por cento, seguida da Grécia que registava 50,4 por cento (dados referentes a Dezembro de 2011), a Eslováquia (34,2), Bulgária (32,2), Itália (31,6%) e Irlanda (31,6%). O valor mais baixo verificou-se na Alemanha (8,2).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close