Destaque

Novos passes já estão em vigor

Entraram em vigor no dia 1 de Abril os novos passes válidos para toda a Área Metropolitana de Lisboa.

O primeiro dia de Abril marcou a entrada em vigor dos novos passes válidos para os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML): os Navegantes Municipais, um para cada um dos concelhos abrangidos, e o Navegante Metropolitano, o tal que permite viajar em qualquer transporte público colectivo da AML.

O primeiro-ministro António Costa fez uma viagem inaugural que começou na Ericeira (concelho de Mafra), logo pelas 7h30, seguindo de autocarro até ao Campo Grande (Lisboa), daí por metro até Entrecampos, e só terminou em Setúbal às 10h40, fazendo-se a ligação por comboio. Neste trajecto, foi acompanhado em diversas partes do percurso por vários presidentes de Câmara (Mafra, Lisboa, Loures, Almada e Setúbal) e também pelos ministros João Pedro Matos Fernandes (Ambiente e Transição Energética) e Pedro Nuno Santos (Transportes e Habitação).

Fazendo uso de um único passe de 40€, António Costa não deixou de assinalar à imprensa que o acompanhou as possibilidades abertas pelo novo passe intermunicipal, nomeadamente a de degustar as várias especialidades gastronómicas da Área Metropolitana de Lisboa, do choco de Setúbal às queijadas de Sintra e aos gelados de Cascais.

Por seu turno, no final de um percurso a pé até à Câmara Municipal de Setúbal, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, aproveitou para anunciar o lançamento de um concurso público de 45 milhões de euros para a aquisição de 15 novos eléctricos articulados. Estas composições vão fazer a ligação até à Cruz Quebrada, Santa Apolónia, Parque das Nações e Loures.

Outro anúncio de monta nesta cerimónia foi o feito pelo ministro do Ambiente: investimentos na ordem dos 790 milhões de euros em concursos ligados aos transportes públicos e uma redução de 40% das emissões poluentes no sector dos transportes até 2030.

De acordo com os dados avançados por Fernando Medina, venderam-se mais 70 mil passes Navegante em Março deste ano do que em igual período do ano passado.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close