DossierEducaçãoLocal

Mais de 1300 Escuteiros nos Olivais em actividade escutista

No dia 11 de Novembro, os Agrupamentos de Escuteiros do Núcleo Oriental de Lisboa reuniram-se, para celebrar o Dia do Núcleo: no total, mais de 1300 escuteiros encheram as ruas dos Olivais!

O epicentro da actividade foi a Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, já que o anfitrião do evento era o Agrupamento 61 de Santa Maria dos Olivais, que celebrava o seu 61.º aniversário: o escutismo teve início naquela paróquia a 27 de Janeiro de 1957.

O Dia do Núcleo Oriental de Lisboa teve como lema “Rumo ao Oriental com Maria” e  foi recheado de actividades e surpresas. Começou bem cedo, com as cerimónias de boas-vindas e abertura, e prolongou-se ao longo do dia, terminando com missa campal e de encerramento presidida pelo Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente.

Os 16 Agrupamentos do Núcleo responderam à chamada geral, com os 1300 escuteiros desta zona Oriental da cidade a realizar uma “Boa Acção Colectiva”, doando cada um deles um género alimentar, não perecível, destinado à “Partilha Fraterna”, Instituição da Paróquia que ajuda diversas famílias carenciadas.

Seguiu-se um conjunto de actividades a desenvolver por cada uma das secções durante uma boa parte do dia em toda a Freguesia dos Olivais.

Conforme nos é narrado pelo Chefe de Agrupamento, José Cardoso, “O bom tempo ajudou e o entusiasmo era bem visível nos rostos dos jovens, que sempre enérgicos e bem dispostos participaram nas actividades de referência das secções.

D. Manuel Clemente participou neste grande encontro, em que também marcou presença a presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, o director da Escola, António Cruz, a direcção da Junta de Núcleo Oriental, representantes de outros Núcleos da Região de Lisboa, a direcção de Lisboa da Fraternidade Nuno Álvares e o secretário regional de Lisboa João Esteves.

O Cardeal Patriarca viria a celebrar a eucaristia dominical no pavilhão da Escola, aproveitando a homilia para apelar aos Escuteiros que estivessem atentos ao que se passa em seu redor e a ser interventivos, sempre pela positiva e através de boas acções.

 

Como é natural, o dia também incluiu um Magusto, ou não fosse Dia de São Martinho, organizado pelos familiares dos Escuteiros do Agrupamento anfitrião.

Conforme resume o Chefe de Agrupamento José Cardoso: “Foi um dia inesquecível para os mais de 1300 participantes e membros da organização, que iniciam assim, da melhor forma, a comemoração dos 61 anos
do Agrupamento 61 de Santa Maria dos Olivais”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close