DestaqueNacional

Jornadas Mundiais da Juventude 2022 em Lisboa

O anúncio já era esperado mas foi feito oficialmente apenas este domingo: as Jornadas Mundiais da Juventude 2022 realizar-se-ão em Lisboa.

O anúncio foi feito na presença do Papa Francisco no último dia das JMJ que se realizaram no Panamá, num evento em que estiveram presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente e vários bispos portugueses. O Governo fez-se representar pelo secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo.

A novidade foi recebida em apoteose pelas três centenas de jovens portugueses presentes no Panamá, que contagiaram a multidão com gritos pelo nome do nosso país.

Na verdade, não foi o Papa Francisco a pronunciar o nome de Portugal, mas o cardeal Kevin Farrell, responsável pela estrutura da Igreja Católica que organiza este evento de âmbito mundial destinado à juventude e que costuma reunir entre 1 milhão e 3 milhões de jovens.

O número certo de jovens a acorrer ao nosso país em 2022 é uma incógnita, mas já se vai desenhando o plano preparado para os acolher: o local apontado para o evento é a zona ribeirinha entre o Parque Tejo (ainda na freguesia do Parque das Nações, concelho de Lisboa) e a Bobadela (concelho de Loures). Para tal poder acontecer, será necessário dotar a foz do Trancão de uma travessia pedonal e retirar centenas de contentores dos depósitos em que se encontram, bem visíveis, por exemplo, do IC2.

As primeiras Jornadas Mundiais da Juventude realizaram-se em 1986 em Roma, e logo no ano a seguir na Argentina (Buenos Aires), curiosamente o local de onde é originário Francisco, e foram uma ideia do então Papa João Paulo II. Actualmente e desde 2002, realizam-se de três em três anos.

Portugal será o segundo país lusófono a acolher uma JMJ, depois de o Brasil (Rio de Janeiro 2014) ter sido o primeiro.

Ver mais

Artigos relacionados

Close