DestaqueNacional

Liga dos Bombeiros Portugueses condecora José Luís Carneiro

A Liga dos Bombeiros Portugueses condecorou com a medalha de ouro o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, no dia 17 de Novembro.

A distinção pretende “agradecer e reconhecer o esforço desenvolvido pelo governante para melhorar as condições de trabalho e de desenvolvimento dos Bombeiros”.

“Sinto-me honrado e tudo farei para continuar a merecer a confiança e este compromisso muito especial”, referiu José Luís Carneiro, acrescentando que é um defensor da revisão da lei do financiamento das associações humanitárias de bombeiros, uma reivindicação de há muito da Liga dos Bombeiros Portugueses, assim como da reforma da Escola Nacional de Bombeiros que, no seu entender, deve ser transformada “num centro nacional que integre todos os centros de saber do país e internacionais”. O ministro deixa ainda um terceiro desejo: o de “procurar um financiamento que integre o financiamento da administração central, da administração local e também do contributo dos mecenas que por todo o país contribuem para os bombeiros portugueses”, criando um fundo de financiamento permanente que, em conjunto com a verba atribuída pelo Estado, consiga permitir uma constante modernização das infraestruturas e equipamentos dos bombeiros.

António Nunes, presidente da LBP, reconhece que houve “algumas divergências, mas foi através das divergências que se conseguiram algumas conquistas” e destaca que após 14 meses em que este ministro esteve em funções os bombeiros “estão melhor”. Salientou também que tem “toda a frontalidade de dizer ao ministro e ao Governo que discordamos quando temos que discordar”, dando como exemplo a revisão a lei do financiamento e o comando nacional dos bombeiros e deixando claro que esta condecoração é apenas para o ministro, que sempre demonstrou “vontade de ouvir as reivindicações dos bombeiros”, e não para o Governo.

José Luís Carneiro foi o segundo ministro da Administração Interna a receber o crachá de ouro da Liga de Bombeiros Portugueses, depois de Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna.

FOTOS LBP

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close