Destaque

Salários com mais de 675 euros penalizados no IRS

Os trabalhadores que recebam de rendimento bruto acima dos 675 euros e a quem não foram cortados os subsídios de férias e de Natal vão ter um corte no salário deste mês, devido às novas taxas de retenção na fonte de IRS.

As novas tabelas vão ser aplicadas já aos salários de Fevereiro e penalizam a maioria dos contribuintes, sobretudo os de rendimento mais elevado. Nos salários mais baixos o aumento ronda os 10 por cento, com a taxa de retenção na fonte a subir 0,5 pontos, enquanto nos mais elevados sobe dois pontos percentuais.
Para aqueles que tiveram o subsídio de férias e de Natal suspenso foi criada uma outra tabela que impede que sejam novamente penalizados no IRS, como aconteceu em Janeiro, altura em que ainda era utilizadas as tabelas de retenção de 2011.
As novas tabelas têm em conta o facto destes contribuintes apenas receberem 12 salários e não 14 como os demais trabalhadores dependentes.
O Governo decidiu ainda alargar o prazo para a entrega obrigatória à Segurança Social do valor da actividade prestada, em 2011, por trabalhadores independentes, até ao dia 29 de Fevereiro. Quem não entregar a declaração fica sujeito a contra-ordenação leve (caso regularize a situação em 30 dias) ou grave.
Os trabalhadores a recibos verdes no acto da entrega da sua declaração, têm de indicar o total de vendas e de serviços prestados em 2011 e, neste último caso, as entidades que os receberam. Sempre que uma empresa tenha beneficiado de 80 por cento, ou mais, do valor total da actividade do trabalhador independente, terá de descontar 5 por cento sobre aquele montante. Este desconto conta na carreira contributiva do trabalhador quando chegar a altura de calcular a sua pensão. Quando entrarem em vigor as novas regras do subsídio de desemprego, os trabalhadores que prestam mais de 80 por cento da actividade a uma só empresa terão direito a um apoio no desemprego.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close