Educação

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Alfabetização

Dia 8 de Setembro, é o Dia Internacional da Alfabetização, uma efemeridade que mais uma vez nos relembra que em todo o mundo existem 103 milhões de crianças que não têm acesso à escola e, consequentemente, não aprendem a ler, escrever e contar

Em Portugal, cerca de 9% da população não sabe ler nem escrever, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística apurados nos Censos de 2001. Os países com maior índice de analfabetismo são Guiné, Moçambique, Marrocos, Índia, Egipto, Tunísia, Brasil, Portugal, entre outros.
Ser alfabetizado engloba conhecer as letras, formar palavras, ler textos, compreender, interpretar textos, resumir, escrever, ou seja, significa ser apto na leitura e na escrita. O analfabetismo não limita somente a pessoa na sua comunicação com o mundo ou profissionalmente, mas reduz também a compreensão de tudo que ocorre a sua volta.
Uma pessoa que não sabe ler e nem escrever é mais propensa a ter problemas de saúde, e consequentemente tenderá a não procurar ajuda médica, porque não sabe do que se trata, nunca leu sobre a doença, nunca ouviu falar, etc.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close