Local

Faleceu José Sarmento de Matos

Faleceu este domingo, dia 28 de Outubro, o historiador e olissipógrafo José Sarmento de Matos, aos 72 anos.

Vítima de cancro no fígado diagnosticado há uma década, José Sarmento de Matos deixou a cidade e o país mais pobres, ele que se assumia como olissipógrafo (estudioso da história, cultura e demais realidades socio-económicas relacionadas com a cidade de Lisboa).

Autor de obra literária, estudioso da arte e da arquitectura, personagem ligada à construção da Expo’98, Sarmento de Matos era lisboeta de gema, tendo nascido em pleno Bairro Alto.

A Câmara Municipal de Lisboa emitiu um comunicado em que manifesta pesar pela morte do historiador e envia condolências à família. Nessa nota, o Município destaca o facto de Sarmento de Matos ter dedicado a maior parte da sua vida ao estudo de Lisboa e de lhe ter sido atribuída a Medalha de Mérito Municipal, em 2017, cuja entrega ocorreu a título pessoal no passado dia 23 de Outubro, “por o seu estado de saúde não permitir a realização da tradicional cerimónia pública”.

“Os seus estudos sobre o desenvolvimento histórico e urbanístico da cidade levaram-no ao longo dos anos a  publicar vários livros sobre Lisboa, mas já não conseguiu concluir “A Invenção de Lisboa”, a sua obra maior, em vários volumes. É considerada um dos mais belos retratos vivido e humano da cidade”, destaca o Município, que mais à frente recorda que a figura foi também “responsável pela escolha das várias dezenas de nomes que viriam a figurar nas ruas do Parque das Nações”.

Ver mais

Artigos relacionados

Veja também

Close
Close