Local

Esplanadas da Baixa vão ser requalificadas

resized_esplanadas medina e miguel coelhoAs esplanadas da Baixa e do centro histórico de Lisboa vão ser alvo de uma requalificação profunda.

A intervenção resulta de um protocolo assinado no final da semana passada entre a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a Câmara Municipal de Lisboa e o MUDE – Museu do Design e da Moda.

O modelo de requalificação dos espaços consiste num concurso de ideias, por convite a oito designers, que vão definir o novo perfil para as esplanadas e mobiliário urbano daquela zona.

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no MUDE e contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, além da directora do MUDE, Bárbara Coutinho.

Fernando Medina salientou o “grande momento” que a cidade de Lisboa vive “em termos turísticos e económicos”, reafirmando a necessidade de “preparar a cidade” para receber mais turistas. Mas para tal há que “cuidar da cidade e dos seus residentes”. É esse objectivo que a Câmara tem em vista com o conjunto de obras já feitas, que estão a ser feitas e que em breve serão lançadas, como é o caso da requalificação das esplanadas da baixa e centro histórico de Lisboa.

A requalificação das esplanadas da Baixa pretende melhorar a fruição do espaço público ao longo de todo o ano por parte dos lisboetas e dos visitantes. O projecto vencedor reflectirá os princípios de unidade do conjunto mas também de diversidade, espelhando as diferentes filosofias de cada estabelecimento comercial.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close