Reportagem

Iguarias à moda da chef Patrícia Borges no Mercado da Encarnação

resized_Aula de culinária no Mercado1O Mercado da Encarnação Norte foi palco de duas aulas de culinária em que a chef Patrícia Borges ensinou truques na confecção do carapau e da cavala.

A iniciativa fez parte da “Campanha da Cavala e do Carapau”, promovida pela Docapesca em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do Governo. O objectivo é promover o consumo das espécies mais abundantes nas lotas do continente português, ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3.

Mas as virtudes do carapau e da cavala não se ficam pelo ómega 3… Além do valor nutricional destas espécies, uma grande vantagem para o consumidor é o seu valor comercial mais acessível.

Depois de os chefs terem percorrido alguns dos mercados de Lisboa, de Alcântara a Benfica e Alvalade, passando pelo novo Mercado Alfacinha no Bairro da Picheleira e pelo vizinho Mercado da Encarnação Sul, chegou a vez do Mercado da Encarnação Norte acolher a iniciativa.

A chef Patrícia Borges cozinhou, com a ajuda de voluntários “leigos” na matéria, não um, não dois, mas quatro deliciosos pratos, que foram depois dados a provar ao público presente. Carapau de conserva em cama de legumes e pão frito; arroz malandrinho de carapau com hortelã da ribeira; cavala em conserva à Brás; filetes de cavala fumada com batatas confitadas. Devemos confessar que os provámos todos… e ficámos rendidos!

resized_Aula de culinária no Mercado2Sara Horta e Marta Santos estiveram por detrás do balcão a dar uma mãozinha à chef de serviço. Resumem a experiência ao EXPRESSO do Oriente numa única palavra: “delicioso”! Marta confessa: “Não sabíamos muito bem o que fazer com estes peixes e assim ficámos a saber uma data de coisas, pequenos truques que podemos utilizar em casa”. Sara fala de “uma experiência quase única, muito interessante” e revela ter aprendido “muitas coisas, como por exemplo filetar o carapau”.

A simpatia da chef Patrícia, que ia revelando todos os truques ao microfone, os aromas proporcionados pelas ervas e os temperos deliciosos conquistaram os olivalenses, que não arredaram pé enquanto não degustaram o resultado final.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close