Destaque

Compositor português vence prémio internacional

O compositor português Miguel d’Oliveira conquistou o prémio Jerry Goldsmith, um dos mais importantes galardões musicais na área do audiovisual.

A banda sonora do documentário “Diana, Our Mother: Her Life and Legacy” valeu a Miguel d’Oliveira a vitória na categoria documentário. Produzido pela HBO, esta produção marcou o 20.º aniversário da morte da “Princesa do Povo”, tendo estreado em Portugal no passado mês de Agosto.

A distinção foi anunciada no âmbito do Film Musical Festival, realizado em Úbeda, Espanha, a 2 de Novembro. Neste festival são atribuídos os Prémios Jerry Goldsmith, em 8 categorias, que na sua 13.ª edição anual tiverem como finalistas compositores de 23 nacionalidades. Considerados como os principais troféus internacionais de composição para televisão e cinema, estes prémios já foram atribuídos a diversos nomeados e vencedores de Óscares.

Além de prémios para outras bandas sonoras ‐ como por exemplo, Battle of Britain, com Ewan McGregor ‐ Miguel tem composto a banda sonora de programas de televisão que conquistaram múltiplas nomeações e prémios BAFTA (British Academy Film Awards), Grierson, Royal Television Society, etc.

O compositor português formou‐se na Faculdade de Medicina em Coimbra em 1996, onde fundou e dirigiu
também uma escola de jazz. Reside em Londres desde os anos 2000, tendo feito parte de cena indie rock como músico da banda Lapland nos primeiros anos. Autodidacta, multi‐instrumentista e produtor, tem criado música para uma grande variedade de estilos e ensembles, desde produções electrónicas até grandes orquestras. Miguel d’Oliveira é professor convidado de composição para cinema na National Film and Television School, considerada a melhor escola de cinema do mundo.

Ver mais

Artigos relacionados

Close