CulturaLocal

Medina inaugura Rua Fernando Assis Pacheco

resized_rua fernando assis pachecoEsta segunda-feira, o presidente da Câmara de Lisboa inaugurou a nova rua da Freguesia de Campo de Ourique, que deve o seu nome ao escritor, poeta e jornalista.

A efeméride que eterniza a memória de Fernando Assis Pacheco naquela artéria da cidade contou com a presença, além de Fernando Medina, do presidente da Junta de Freguesia local, Pedro Cegonho, e ainda de Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da CML.

Também várias gerações de familiares do homenageado estiveram presentes, incluindo a sua viúva, bem como um amigo e antigo editor do escritor, João Rodrigues.

Fernando Medina elogiou a vida e obra de Fernando Assis Pacheco, afirmando ser “um enorme gosto para a cidade poder contar com o nome de Fernando Assis numa das suas ruas, e numa freguesia que durante muitos anos foi a sua casa, ajudando assim a imortalizar este grande escritor”.

Fernando Assis Pacheco nasceu em Coimbra a 1 de  Fevereiro de 1937 e morreu em Lisboa a 30 de Novembro de 1995. Resume a Câmara de Lisboa no seu site: “Poeta, ficcionista, jornalista (passou por títulos como o “Diário de Lisboa” e “O Jornal”, entre outros) e crítico literário, Assis Pacheco deixou-nos uma abundante obra de grande qualidade e originalidade”.

No evento desta segunda-feira, mereceu ainda destaque a obra inédita do autor homenageado: “Bronco Angel, o cowboy analfabeto”, pela Tinta da China, dez anos após a morte do autor.

A nova Rua Fernando Assis Pacheco está localizada junto ao largo da Igreja de Santo Condestável / Rua Saraiva de Carvalho, no enfiamento da Rua Francisco Metrass.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close