Local

Câmara de Loures vai recuperar Palácio Valflores

Depois de ter sido assinalado como um dos monumentos mais ameaçados da Europa, o Palácio Valflores tem data de recuperação marcada para 2021.

A novidade resulta da luz verde dos fundos comunitários para financiar a requalificação do monumento construído no século XVI e considerado um exemplo da arquitectura residencial renascentista em Portugal.

São 1,2 milhões de euros de investimento que vão caber em partes iguais à Câmara Municipal de Loures e ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), depois de a candidatura aos fundos europeus ter sido validade.

Em 2015, o Palácio Valflores tinha sido considerado pela Europa Nostra, uma organização que promove a salvaguarda do património, como um dos 14 monumentos mais ameaçados na Europa. No relatório, a Europa Nostra destacava na altura o colapso das colunas e arcos e a degradação do jardim e do aqueduto como provas do perigo de desaparecimento total do monumento.

Deste modo, o Palácio Valflores vai ser recuperado e restaurado, ao longo de três fases de intervenção que já começaram, através de um primeiro esforço de consolidação da estrutura existente.

Ver mais

Artigos relacionados

Veja também

Close
Close