Destaque
Câmara de Lisboa entrega 105 casas em Marvila

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, entregou no dia 12 de Dezembro as chaves de um novo edifício de habitação municipal composto por 105 fogos, na freguesia de Marvila, numa cerimónia que ficou marcada pela entrega da chave número 3000.
“É realmente extraordinário estar aqui e ver concretizado mais um projecto desta Lisboa que temos vindo a sonhar e a construir desde 2021. Hoje entregamos aos lisboetas um novo edifício, com 105 novos fogos, que vão proporcionar a 105 famílias a oportunidade de viver em Lisboa, em habitações dignas e com rendas acessíveis. E isso já faz deste dia um dia especial”, afirmou Carlos Moedas.
“Mas há algo que o torna ainda mais especial: o facto de hoje chegarmos à chave número 3000, desde que iniciámos funções. Só conseguimos alcançar este resultado porque fizemos da Habitação a nossa prioridade maior e assim continuará a ser no mandato que agora estamos a iniciar”, acrescentou o presidente da Câmara de Lisboa.
“Temos de garantir que as nossas famílias podem viver em Lisboa. E, principalmente, os nossos jovens, para quem é ainda mais difícil comprar e arrendar casa. Por isso é que lançámos um programa de habitação acessível exclusivamente para os jovens: O programa De Volta ao Bairro. Através deste programa, vamos reabilitar casas nos nossos bairros históricos, como Graça, Alfama, Baixa, Estrela e Belém, para que sejam disponibilizadas em renda acessível jovem”, anunciou Carlos Moedas, notando que “100 dessas casas estão já a ser reabilitadas”.
O novo edifício em Marvila é composto por dois blocos e disponibiliza 105 fogos de habitação, incluindo tipologias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, todos integrados no mercado de renda acessível. As tipologias variam entre T0 e T4, respondendo às necessidades de diferentes perfis de famílias.
Além das habitações e de estacionamento em cave, estas novas edificações incluem valências como estacionamento coberto para bicicletas, uma sala multiusos e três frações não habitacionais, destinadas a comércio e lavandaria.
A empreitada, iniciada no anterior mandato, é da responsabilidade da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e representou um investimento total superior a 19 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Marcaram presença nesta cerimónia o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, o vereador da Habitação e Urbanismo da Câmara de Lisboa, Vasco Moreira Rato, e o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José Videira.



