DossierLocal

Carros antigos dos Bombeiros no Colombo

O Centro Colombo exibe até 2 de Março uma exposição das primeiras viaturas motorizadas do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB).

“O soar das sirenes, as luzes de emergência ligadas, os olhares curiosos, a marcha em alta velocidade, o povo a abrir caminho para o icónico carro vermelho dos bombeiros passar. Já pensou como seria uma missão de salvamento há 100 anos?”

Está dado o mote para esta exposição que leva até à Praça Central do centro comercial cinco viaturas antigas do RSB, das quais a mais antiga é um Brasier de 1906. São exemplares raros que o levarão a fazer uma viagem ao passado, para ficar a conhecer nomes como “Auto Primeiro Socorro em Lisboa”, “Auto-Bomba” ou “Auto Comandante de Companhia”.

Conforme explica o Colombo, estas peças, representativas de uma nova era tecnológica – a motorização dos meios de socorro – fazem parte da exposição “Há Fogo! Há Fogo! Acudam, acudam!”, patente no Picadeiro Real em Belém, antigo edifício do Museu Nacional dos Coches. Desta exposição faz parte ainda uma Bomba a Vapor Shand, Manson & Co., do final do séc. XIX, antecessora mecânica das viaturas motorizadas, fazendo a ponte com as viaturas não motorizadas e equipamentos dos finais do séc. XVII ao início do séc. XX.

Esta quarta-feira, 22 de Fevereiro, a Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa assinala a exposição com uma actuação pelas 17h, na Praça Central, com um reportório bem conhecido do público: Rhythm Explosion, Queen Greatest Hits, The Saints Halleluyah, entre outras.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close