Local

Teatro do Bairro acolhe peça de Nobel da Literatura

 

Wole-Soyinka“A Raça Forte/The Strong Breed”, peça de Akiwande Wole Soyinka, o primeiro autor negro distinguido com o Nobel da Literatura, estreia-se esta Quinta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

A peça é uma tragédia centrada na tradição Ioruba, de acordo com a qual um indivíduo é periodicamente escolhido num ritual como bode expiatório por toda a comunidade, sendo depois expulso e carregando consigo, para o exílio, todo o mal colectivo. Encenada por Nuno M. Cardoso a peça é interpretada pela companhia de Teatro Griot.

Akiwande Oluwole (Wole) Soyinka é natural da Nigéria e, em 1986, recebeu o Prémio Nobel da Literatura. O escritor, de 79 anos, pertence à etnia Ioruba, e foi activista pela independência do seu país da Coroa inglesa, alcançada em 1965.

A peça abre o ciclo de teatro de autores africanos, neste palco do Bairro Alto, que continuará posteriormente em Março do próximo ano, quando for levada à cena “Geração da Utopia”, do angolano Pepetela.

“A Raça Forte/The Strong Breed” estará em cena até ao dia 10 de Novembro, às Quintas, Sextas, Sábados e Segundas-feiras, a partir das 21h.

 

Teatro do Bairro

Rua Luz Soriano 63

Bairro Alto, Lisboa

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close