Destaque

Eusébio no Panteão Nacional

eusébio05-01-14a-219x300O Parlamento aprovou por unanimidade a trasladação dos restos mortais de Eusébio para o Panteão Nacional.

O projecto de resolução que atribui honras de Panteão Nacional a Eusébio mereceu a aprovação de todos os grupos parlamentares.

No documento pode ler-se: “Conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira, homenageando o símbolo nacional, o homem solidário o futebolista e o desportista excecional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo”.

Ainda segundo o documento, um grupo de trabalho composto por representantes de cada grupo parlamentar encarregar-se-á de “determinar a data, definir e orientar o programa da trasladação, em articulação com as entidades públicas e demais instituições envolvidas, bem como os seus familiares próximos”.

As honras de Panteão destinam-se, de acordo com a lei, “a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao país, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade”.

As trasladações mais recentes para o Panteão Nacional, foram a de Amália Rodrigues, em 2001, de Aquilino Ribeiro, em 2007, e a de Sophia de Mello Breyner Andresen, em Julho de 2014.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close