DesportoDestaqueNacional

Portugal campeão do mundo de hóquei em patins

16 anos depois, Portugal é de novo campeão do mundo de hóquei em patins. Os heróis desta conquista foram recebidos em clima de euforia no Aeroporto Humberto Delgado e recebidos pelo Presidente da República.

Apesar de ser o 15.º título mundial do palmarés português, foi preciso esperar muito tempo para ver a selecção nacional de hóquei em patins novamente campeã do mundo: o título anterior remonta a 2003.

Desta vez, em Barcelona, foi preciso eliminar o campeão e o vice-campeão mundial em título, Espanha e Argentina, com a final contra a Argentina a ser um verdadeiro teste aos nervos dos espectadores.

Só foi possível encontrar um vencedor no desempate por penaltis, com o guarda-redes Ângelo Girão a ser o factor determinante para a vitória, ele que também já tinha sido absolutamente decisivo para manter o nulo no marcador durante o tempo regulamentar. Feitas as contas, o guarda-redes de 29 anos defendeu quatro penaltis, dois ao longo da partida e dois no desempate final.

A brilhante carreira da selecção portuguesa, também campeã europeia em 2016, inclui um confronto com a Argentina na fase de grupos, que terminou em empate, a eliminação da Itália nos quartos-de-final, após penaltis, e a eliminação da Espanha nas meias-finais, por um resultado de 4-2.

Esta segunda-feira, dia 15 de Julho, os responsáveis da equipa e os jogadores foram recebidos em clima de euforia na zona de chegadas do Aeroporto Humberto Delgado, com largas dezenas de pessoas a entoar cânticos e vivas, muitas delas vestidas a rigor ou munidas de bandeiras.

Já na terça-feira, o grupo foi recebido pelo Presidente da República em Belém. Além da outorga das comendas da Ordem do Mérito, o Chefe de Estado agradeceu aos jogadores, equipa técnica e dirigentes em nome dos portugueses e reservou as palavras mais elogiosas para o guarda-redes.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close