Destaque

Edição de Dezembro do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Dezembro do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Abrimos a edição deste mês com o programa que a Câmara Municipal de Lisboa desenhou para pôr os nossos seniores a mexer, um pouco por toda a cidade: o Lisboa +55. Já o conhece? Ora espreite, enquanto descobre qual é a pastelaria do Chiado que faz 150 anos e onde fomos comer um croissant…

Seguimos, sem pressas, para os Olivais, onde assistimos com muito interesse ao 1.º Encontro Internacional “Mente, Cérebro e Educação”, organizado em parceria pela Universidade Católica Portuguesa e pela Escola Secundária António Damásio, que contou com inúmeras personalidades e distintos especialistas. Também é nos Olivais que comemoramos com a banda da SFUCO o estatuto de utilidade pública, através de (mais) um excelente concerto!

Recolhemo-nos à Biblioteca de Marvila, mas não fazemos silêncio: é hora de festejar a actividade e dinâmica deste equipamento que completou dois anos com música e leituras encenadas.

Depois da tradicional volta pelas 24 freguesias de Lisboa, inauguramos o Espaço Jovem do Beato e o espaço Crescer Saudável no Mercado Alfacinha, onde aprendemos algumas dicas sobre alimentação saudável.

Na Penha de França almoçamos com os seniores no magnífico Convento de Santos-o-Novo e lançamos um primeiro olhar à reunião descentralizada da Câmara, a que voltaremos mais à frente, para abordar um assunto caro à população desta Freguesia: a Câmara de Lisboa pondera assumir a empreitada da conclusão das Piscinas da Penha de França! Saiba mais na página 11.

Retomando as inaugurações, damos um saltinho à nova loja Decathlon que dá nova vida às antigas oficinas do Batista Russo & Irmão e também ficamos a conhecer a história do Padrão do Senhor Roubado. Se não conhece, vai ter de ler a nossa reportagem!

Já em São Vicente, temos muitas actividades natalícias, promovidas pela Junta de Freguesia local, e anunciamos 115 novos lugares de estacionamento para residentes junto ao Largo da Graça.

Antes de fechar, ainda temos tempo para o tal olhar mais profundo sobre a reunião descentralizada da CML e para aplaudir a cultura e o conhecimento do nosso país: primeiro nos Prémios Literários da Estoril Sol, depois nas três menções honrosas entregues na edição deste ano do Prémio Fundação Mário Soares – Fundação EDP.

Não nos podíamos despedir deste resumo sem agradecer as simpáticas palavras – publicadas nesta edição – do director-coordenador do MAC – Movimento Arte Contemporânea, que nos servem de estímulo e incentivo. Muito obrigado!

Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Close