Local

Qualidade do ar de Lisboa melhorou

 

lisboacidadeAs medidas adoptadas pela Câmara Municipal de Lisboa para melhorar a qualidade do ar estão estão  a dar resultados, mas Francisco Ferreira, da Quercus, defende que ainda há muitos trabalho para fazer.

As medidas tomadas pela autarquia lisboeta, em 2011, e que proíbem a circulação a veículos anteriores a 1992 nas áreas delimitadas pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, avenida das Forças Armadas, Avenida Estados Unidos da América, Baixa e Avenida da Liberdade, e de veículos anteriores a 1996 entre a Baixa e a Avenida da Liberdade, conhecidas como as Zonas de Emissão Reduzida (ZER), contribuíram para que se registasse uma melhoria de 16% na concentração de partículas em suspensão e de 6% de dióxido de azoto no ar da cidade de Lisboa.

Segundo Francisco Ferreira, para atingir os limites máximos exigidos pela União Europeia, é, no entanto, necessário acabar com a isenção que o sector dos táxis beneficia, melhorar a fiscalização das ZER e intervir nos transportes públicos de passageiros. Fernando Nunes da Silva, Vereador da Mobilidade, garante que estas limitações começarão a entrar em vigor a partir de Janeiro de 2014.

Recorde-se que estas medidas surgem entre um acordo entre a Comissão Europeia e Portugal, em que o incumprimento das directivas europeias da qualidade do ar  poderão render ao Estado português uma multa de 1,9 milhões de euros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close