Cultura

Festival Periferias celebra o Verão em Sintra

A 10.ª edição do festival de artes performativas Periferias, organizado pelo Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural – regressa este mês a Sintra e sai à rua para celebrar o Verão. Entre os dias 30 de Julho e 1 de Agosto, talentos emergentes do concelho ganham voz em vários concertos ao ar livre na mística Quinta da Ribafria, onde se poderá ouvir diferentes sonoridades, desde o fado, ao hip hop, pop e música tradicional portuguesa.

Com entrada livre, o festival inicia-se no dia 30 de Julho pelas 18h00 com música chill out e deep house, a cargo da DJ Susi, conhecida pela sua energia em palco. De seguida, o Kactoslitos, numa vertente mais orgânica e minimalista, levará os espectadores numa viagem pelo mundo, através da música, com um concerto de eletronic pop. O dia termina com os GraveComClave, projecto composto por vários grupos musicais – Aniana, Baessa, Cadi, Content Pro e Xaval –  que irão pôr o público a dançar ao som do hip hop, estilo próprio das comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas.

No segundo dia, João Reis Pedreira, intérprete de pop português e participante dos programas televisivos “Família Superstar” e “Festival da Canção”, sobe ao palco para apresentar “Vive sem medo”, e Senhora do Ó, famosa artista sintrense que já trabalhou com músicos internacionais, como Roberto Leal, leva temas próprios de música acústica e tradicional ao palco do Periferias. Além da música, também o teatro, que faz parte da génese do festival, entra na programação de dia 31 de Julho com a peça “Palavras do Jó”, do grupo brasileiro Dragão 7, que retrata a história de um homem torturado e cruelmente massacrado por questionarem a sua fé.

No último dia do festival, a música portuguesa estará em destaque com as atuações de Jaqueline Carvalho, fadista que venceu, por duas vezes, o prémio “Grande Noite do Fado”, de Maria Silva, grupo de jovens intérpretes de música tradicional portuguesa e, por fim, do “Vozes de Sintra”, um projecto comunitário criado por jovens universitários, com o apoio do Chão de Oliva, que irá encerrar a edição de Verão do Periferias com o tema “Vou levar-te comigo”.

As crianças não ficam de fora desta edição do Periferias. O Domingo à tarde será dedicado às famílias com o espectáculo “O Portal Encantado”, também do grupo brasileiro Dragão 7, que conta a história da criação do Universo, explicando às crianças o surgimento das estrelas, galáxias e, até mesmo, do homem.

Perante o contexto actual de incerteza, esta edição de Verão do Periferias – Quatro Estações pretende apoiar artistas emergentes do município de Sintra que, devido à imprevisibilidade das restrições, ficaram sem espaço para promover o seu trabalho. “O Periferias regressa com o calor para oferecer um ambiente descontraído, ao ar livre, a novos tipos de público, num evento de entrada livre, para que todos tenham oportunidade de vivenciar o talento e cultura. Num momento desafiante e instável para os artistas portugueses, achámos importante apoiar os músicos emergentes do município, que temos vindo a apoiar durante este período em que muitos deles se encontram sem trabalho, e dar-lhes a oportunidade de mostrar o seu talento”, explica Nuno Correia Pinto, director artístico do Chão de Oliva.

Após o espectáculo de Verão, o festival voltará a sair à rua no Outono, e no Inverno abrirá de novo as cortinas das salas de espectáculo com nova programação em sala.

O Periferias cumprirá com todas as normas de higiene e segurança da Direcção Geral de Saúde, pelo que a lotação do espaço é limitada e as reservas podem ser asseguradas através do número de telefone 21 923 37 19. A par disso, a informação sobre as condições de acesso aos espectáculos também será disponibilizada nas redes sociais e no site do Chão de Oliva.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close