Sociedade

Vila Dias vai ser requalificada

Câmara de Lisboa avança com requalificação da Vila Dias no âmbito do Programa Pátios e Vilas

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, no dia 18 de Dezembro, a adjudicação da empreitada de reabilitação e requalificação Vila Dias, uma vila operária situada na freguesia do Beato, no âmbito do Programa Pátios e Vilas.

A proposta de adjudicação da empreitada, correspondente a um concurso público com publicidade internacional e agora aprovada por unanimidade em reunião camarária, prevê a construção de um novo bloco habitacional com 72 fogos, bem como a requalificação da rede viária existente, das infraestruturas de urbanização e do espaço público envolvente. O valor da adjudicação ascende a 11,47 milhões de euros.

“Não podemos aceitar que continue a existir uma cidade esquecida. Esta foi uma prioridade que assumimos ainda no nosso primeiro mandato e que temos vindo a concretizar no território, fruto de um compromisso contínuo do Município de Lisboa com a requalificação urbana e a promoção de habitação condigna”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A primeira fase da intervenção incidirá sobre as novas construções e as infraestruturas, com o objectivo de assegurar condições dignas de habitabilidade aos moradores que pretendam continuar a residir na vila após a sua reabilitação. Numa fase posterior, e após o realojamento dos moradores nas novas fracções entretanto construídas ou noutras zonas da cidade, irá avançar-se para a reconstrução e recuperação das áreas da Vila Dias que se prevê manter.

“A intervenção que vamos agora iniciar permitirá recuperar uma área degradada da cidade, criar respostas habitacionais e garantir o realojamento dos moradores em condições dignas, reforçando o direito à habitação, o sentido de pertença à comunidade e a qualidade de vida de quem ali reside”, acrescentou Carlos Moedas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close