Reportagem
“Diversidade no Olhar” – a arte sem idade
Galeria Beltrão Coelho recebe exposição de artistas seniores

De fotografias a tapeçarias em lã, passando por pinturas acrílicas, a Galeria Beltrão Coelho apresenta um olhar vibrante sobre a criatividade sénior. A exposição “Diversidade no Olhar”, inaugurada a 18 de Dezembro, pelo coletivo 4K… MAIS, reúne obras de quatro alunos da Universidade Sénior dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.
Movidos pela paixão comum pela arte, Adelaide Martins, António Frazão, Céu Peres e Vítor Soares, estudantes da Universidade Sénior dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, uniram-se e formaram o coletivo 4K… MAIS, que agora, apresenta ao público a exposição “Diversidade no Olhar”, patente na Galeria Beltrão Coelho, desde 18 de Dezembro.
Embora não sejam artistas de profissão, os quatro criadores encontram na arte um espaço de experimentação e descoberta, que aqui se traduz numa mostra onde convivem fotografias, pinturas acrílicas e tapeçarias em lã. A exposição procura revelar a pluralidade de linguagens e técnicas exploradas pelo grupo, convidando o visitante a “perder-se e a entrar no espaço onde o concreto se desfaz e o invisível ganha corpo”.
“Diversidade no Olhar” destaca não apenas o trabalho individual de cada artista, mas também o diálogo criativo que o coletivo desenvolveu ao longo do percurso formativo, agora partilhado com o público num ambiente de proximidade e celebração da expressão artística.
A exposição nasce da parceria entre a Galeria Beltrão Coelho, que celebrou este ano o seu 10.º ano de existência, e a Universidade Sénior dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, um espaço dedicado ao desenvolvimento de múltiplas disciplinas — físicas, artísticas, culturais e informativas — que promove aulas abertas, debates e conferências, incentivando a participação activa da comunidade sénior.
“É uma enorme satisfação acolher, na nossa Galeria, esta exposição criada por alunos da Universidade Sénior, cujo entusiasmo e dedicação demonstram que a criatividade não tem idade. Este projecto simboliza o nosso compromisso em abrir espaço a diferentes formas de expressão artística e em valorizar o talento que floresce em todas as fases da vida. Acreditamos que os visitantes encontrarão nestas obras não só sensibilidade e técnica, mas também a inspiração e a vitalidade que a arte continua a despertar, promovendo uma visão mais ampla, humana e inclusiva”, revela Ana Cantinho, Directora-Geral da Beltrão Coelho.
A exposição “Diversidade no Olhar”, da autoria do coletivo 4K… MAIS, está patente na Galeria Beltrão Coelho, localizada na Rua Sarmento de Beires 3A, em Lisboa, até 15 de Janeiro de 2026 sendo o acesso totalmente gratuito.



