EducaçãoOutras

Marchas Infantis de Lisboa desfilam na Alameda

Sob o lema “A Alma de Lisboa” as Marchas Infantis das Escolas de Lisboa encheram a Alameda Dom Afonso Henriques de música, brilho e cor, no dia 21 de Junho.

O desfile, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e inserido no programa educativo da autarquia “Lisboa Cidade de Tradições”, contou com a participação de cerca de 1500 pequenos marchantes, divididos em 32 grupos, pertencentes a 22 freguesias da cidade: Alcântara, Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Beato, Belém, Benfica, Campo de Ourique, Campolide, Carnide, Lumiar, Marvila, Misericórdia, Olivais, Parque das Nações, Penha de França, Santa Clara, Santa Maria Maior, Santo António, São Domingos de Benfica e São Vicente.

As actuações e desfiles decorreram simultaneamente em três espaços do relvado e depois das exibições dos grupos, as crianças desfilaram em conjunto e a uma só voz cantaram a Alma de Lisboa, para felicidade dos presentes que não escondiam a emoção de ver os pequenos alfacinhas a mostrarem a sua garra ao entoarem a marcha.

Durante o evento, o vencedor do concurso de desenho que todos os anos elege a imagem representativa das Marchas Infantis das Escolas de Lisboa recebeu o seu prémio.

Nesta edição, para além do Departamento de Educação da autarquia, que assume a sua coordenação e organização geral do projecto, foram envolvidas as Juntas de Freguesia da cidade, as escolas básicas de 1.º ciclo, os jardins-de-infância e outras entidades cujo âmbito de actuação envolvam as crianças das escolas, como por exemplo os ATL.

As Marchas Populares, enquanto património popular da cidade, valorizam a herança cultural de Lisboa e permitem a integração de outros conteúdos pedagógicos, como a multiculturalidade, a cidadania ou a literacia. Por isso, a autarquia promove anualmente nesta iniciativa para promover nos mais pequenos o gosto pela tradição lisboeta. No próximo ano, seguramente haverá nova edição.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close