Destaque

Inauguração da Ala Poente do Palácio da Ajuda

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, acompanhado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo primeiro-ministro, António Costa, visitou, no dia 7 de Junho, a nova ala poente do Palácio Nacional da Ajuda.

A obra agora acabada, 226 anos após a colocação da primeira pedra, vai permitir acolher, já em Novembro deste ano, o Museu do Tesouro Real, onde serão expostas milhares de joias da coroa e peças de ourivesaria datadas dos séculos XIV a XX, muitas nunca mostradas por razões de segurança.

O novo Museu terá uma caixa forte com três pisos de altura, 40 metros de comprimento e dez de largura, e duas portas de aço com 40 cm de espessura e cinco toneladas.

O projecto, da autoria do arquitecto João Carlos dos Santos, inclui ainda a requalificação do espaço público na Calçada da Ajuda.

A reconstrução do Palácio Nacional da Ajuda foi financiada pela polémica taxa turística, criada em 2014, que permitiu já a requalificação da Estação Sul e Sueste e da Doca da Marinha, duas obras emblemáticas na capital a que agora se junta a requalificação deste espaço de um dos principais monumentos nacionais.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close