CulturaLocalNacionalOutras

Centenário de Nelson Mandela em Lisboa

A cidade de Lisboa assinala o centenário de Nelson Mandela com Gospel e cinema, além de uma rotunda receber o seu nome.

As festividades que comemoram os 100 anos do nascimento de Nelson Mandela estão agendadas para esta terça-feira, 17 de Julho, com o espectáculo do grupo coral “Gospel Collective” – com a participação especial de Kalaf – na Praça do Município às 21h15, seguido da exibição em ecrã gigante do filme “Invictus”, de Clint Eastwood. Ambos os eventos têm entrada livre.

Antes, pelas 12 horas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, inaugura na Alta de Lisboa uma rotunda com o nome do antigo Presidente da África do Sul e activista anti-apartheid, a que se segue uma conferência sob o tema “Mandela e Eu”, no Teatro Thalia.

Além de Fernando Medina, a conferência tem como convidados especiais D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, John Carlin, jornalista e autor do livro “Invictus”, John Volmink, presidente da Ubuntu Global Network, e Nuno Delgado, antigo campeão olímpico de Judo, distinguido por projectos de responsabilidade social.

As comemorações dos cem anos do nascimento de Nelson Mandela resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Academia de Líderes Ubuntu, do Instituto Padre António Vieira. Em Lisboa, decorrem na véspera do “Mandela Day” – Dia Internacional Nelson Mandela – pela liberdade, justiça e democracia, assim decretado pela ONU e celebrado todos os anos a 18 de Julho, data do nascimento do líder sul-africano.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close