Local

CML quer dar nome de Humberto Delgado ao aeroporto da Portela

aeroporto_lisboaNuma moção aprovada hoje, por unanimidade, o executivo da Câmara Municipal de Lisboa decidiu propor ao Governo português a atribuição do nome de Humberto Delgado ao aeroporto da Portela.

A moção é apresentada numa altura em que se assinala a passagem de 50 anos sobre o seu assassinato. O documento lembra que para além da sua faceta política, Humberto Delgado esteve ligado à aeronáutica militar e contribuiu de forma crucial para a moderna aviação comercial, particularmente na institucionalização dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP) e na criação das primeiras linhas aéreas com Angola e Moçambique.

A decisão representa um voto de saudação em memória da “figura ímpar” do general, “uma das personalidades mais relevantes do século passado” que “contribuiu decisivamente para formar o Portugal de hoje”.

O “General sem Medo”, recorde-se, foi assassinado a 13 de Fevereiro de 1965 e a Câmara de Lisboa assinala o cinquentenário da sua morte com diversas iniciativas, entre as quais se destaca uma cerimónia no cinema São Jorge, às 18 horas, com intervenções de António Costa, Helena Roseta e Irene Pimentel.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close