CulturaLocal

Novo Largo José Mariano Gago

resized_mariano-gagoO largo em frente ao Pavilhão do Conhecimento vai passar a chamar-se Largo José Mariano Gago esta quinta-feira, dia 24 de Novembro, em homenagem ao fundador da Ciência Viva.

A inauguração terá lugar pelas 12h30 e decorre em pleno Dia Nacional da Cultura Científica, uma data instituída pelo antigo ministro da Ciência e da Tecnologia em 1996, em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão, professor, divulgador de ciência e poeta.

A cerimónia de atribuição do topónimo conta com a presença do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Alunos da Escola Básica do Alto do Moinho, da Escola Secundária D. Dinis, da Escola Secundária da Cidadela e da Universidade Sénior da Póvoa de Santa Iria vão plantar no largo um plátano oriental (platanus orientalis), uma árvore que simboliza o conhecimento. O acto conta com uma intervenção de Paulo Farinha Marques, Director do Jardim Botânico do Porto, e Tiago Carvalho Rosa, bisneto de Rómulo de Carvalho, fará a leitura do “Poema das Folhas Secas de Plátano”, de António Gedeão.

Esta homenagem integra as comemorações dos 20 anos da Ciência Viva, também assinaladas pela apresentação pública de uma exposição patente no Pavilhão do Conhecimento, livro e arquivo histórico online (estará disponível ao público em arquivo.cienciaviva.pt), que retratam duas décadas de actividade ao serviço da educação e cultura científica.

Por último, mas não menos interessante, a entrada no Pavilhão do Conhecimento é gratuita neste dia.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close