Destaque

Jornal EXPRESSO do Oriente edição de Janeiro

Já está disponível a edição de Janeiro do Jornal EXPRESSO do Oriente.

No primeiro mês de 2019, colocamos o nosso olhar em horizontes mais distantes e abrimos com os planos de expansão do Metro de Lisboa, que só estarão concluídos em 2023. Vêm aí duas novas estações, uma linha circular muito contestada e, até lá, o inevitável pó, ruído e confusão de obras…

“O que falta na cidade de Lisboa?” – Foi esta a pergunta que nos levou a procurar uma dúzia de jovens e a escutar as suas sugestões e as suas queixas num inquérito de rua. Espreite-o na página quatro!

Depois de visitarmos os nossos amigos que dão pelo nome de “Os de Baba”, que se juntaram para jogar à bola e confraternizar no aniversário do grupo, registamos as datas do programa “Música em Festa – Sons pela Cidade”, uma excelente iniciativa – e gratuita – que envolve a Câmara de Lisboa e a Orquestra Metropolitana.

E porque gostamos mesmo de jogar à bola, partilhamos um excelente momento de inclusão pelo desporto: a AD Pastéis, de Marvila, organizou uma campanha solidária a favor da Associação CAIS e ainda arranjou tempo para defrontar dentro do campo uma equipa do projecto de futebol de rua. Parabéns pelo sucesso da campanha!

Não saímos de Marvila sem festejar com a Casa de Castro Daire o seu 27.º aniversário e sem correr os 10 km da Corrida de Reis, organizada pela Junta de Freguesia de Marvila. E que frio estava neste dia…

Bem quentinhos nos sentimos no Mercado de Natal de São Vicente, dinamizado pela Junta de Freguesia local. As barraquinhas, o artesanato, os petiscos, a animação musical e a pista de gelo, tudo contribuiu para um ambiente bem acolhedor, entre 4 de Dezembro e 6 de Janeiro.

Já na Penha de França, acompanhamos a autarquia local no processo de colocação de novos equipamentos nos parques infantis: há escorregas, carrosséis e baloiços novos para as crianças da Penha! Também espreitámos o cantar das Janeiras e o Encontro Internacional de Coros da Penha de França.

A música prolonga-se um pouco mais através da Banda da ACULMA, que deu um concerto de Ano Novo na Igreja de São Maximiliano Kolbe. Houve temas para todos os gostos, dos musicais ao cinema e a Frank Sinatra! Aproveitámos também para ouvir a presidente da colectividade, que chega ao fim do seu ciclo à frente da ACULMA.

Lançamos ainda um olhar sobre a redução de 50% no número de pessoas sem-abrigo em Lisboa, de acordo com o vereador dos Direitos Sociais, e acompanhamos o presidente Fernando Medina na entrega das primeiras chaves de habitação municipal em 2019.

Por fim, entregamos o Prémio de Cidadania Cultural “Vasco Graça Moura” à actriz Maria do Céu Guerra, anunciamos o regresso das Olisipíadas – crianças e jovens, inscrevam-se! – e recordamos que nos dias 2 e 3 de Fevereiro há “Open Boxe” na Escola D. Dinis, em Marvila. Vemo-nos lá?

Uma volta pelas 24 freguesias da cidade e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Close