DestaqueNacional

Mais 56 mil vão votar antecipadamente

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) revelou que foram mais de 56 mil as pessoas que se inscreveram para votar antecipadamente.

Entre os dias 22 e 26 de Setembro, qualquer cidadão podia inscrever-se para exercer o seu direito de voto antecipadamente (no dia 29 de Setembro, este domingo), sem que tivesse de justificar o motivo da sua pretensão. Para tal, bastava aceder à plataforma da SGMAI ou enviar a inscrição por via postal.

Lisboa é o distrito com mais pedidos, como seria de esperar tendo em conta o número de eleitores. Lisboa registou 21.600 inscrições para voto antecipado, com o Porto a surgir em segundo lugar com 9300, e no terceiro lugar Coimbra com pouco mais de 3000. No total, em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, registaram-se para voto antecipado 56.287 eleitores. Recorde-se que Portugal tem recenseados cerca de 9,3 milhões de eleitores.

O voto antecipado pode ser feito em qualquer capital de distrito, nas assembleias de voto previamente definidas (e que os inscritos já seleccionaram no acto de inscrição). No caso de Lisboa, o local de voto é a Reitoria da Universidade de Lisboa, onde foram reforçadas as condições, de modo a prevenir a ocorrência de perturbações: as mesas eleitorais foram reduzidas para 500 eleitores (em vez de 1500), de modo a reduzir as filas de espera para votar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close