CulturaDestaque

“Diálogos Imaginados”, com Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego

resized_diálogos imaginadosNos 100 anos do Museu Bordalo Pinheiro, Paula Rego regressa a Lisboa para uma conversa imaginada com o artista.

Esta quinta-feira, dia 26 de Maio, o Museu Bordalo Pinheiro inaugura a exposição “Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego”. A inauguração tem lugar pelas 11 horas na sua Sala de Exposições Temporárias.

A exibição, comissariada por Pedro Bebiano Braga, coloca em diálogo a obra destes dois artistas portugueses, procurando dar a ver como o trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), desenhador humorista e ceramista, se encontra referenciado na narrativa pictórica de Paula Rego (1935).

Descreve-nos o Museu: “Embora sejam obras artísticas de tempos diferentes da contemporaneidade – distantes quase um século – ambas fazem a crítica visual da sociedade e da política, e, no caso de Paula Rego, sobretudo das relações humanas. Impregnados de crítica subversiva e de humor mordaz, encontramos temas comuns aos dois artistas a preencherem parte importante do espaço no discurso expositivo. Mas se existe a sugestão de humor irónico nestas obras, não tenhamos ilusões, por detrás de uma primeira abordagem está um mundo de enigmática violência, tal como por detrás do humor de Rafael Bordalo está, muitas vezes, uma profunda tristeza”.

A exibição da exposição é acompanhada por um depoimento em filme de Paula Rego sobre Rafael Bordalo Pinheiro, filmado pelo filho da artista, Nick Willing.

A exposição estará patente ao público até ao dia 29 de Setembro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close