CulturaDossierLocal

Gato assanhado e caracol gigante na Praça de Londres

São duas peças em loiça que remetem para criações de Raphael Bordallo Pinheiro e estão à vista de todos no lado sul da Praça de Londres.

O Gato Assanhado e o banco com um Caracol Gigante foram produzidos pela Fábrica Bordallo Pinheiro, das Caldas Da Rainha, e oferecidas à Junta de Freguesia do Areeiro pela empresa Vista Alegre, proprietária daquela unidade fabril (recorde-se que a empresa tem uma loja na Avenida Guerra Junqueiro).

A inauguração oficial aconteceu no dia 26 de Março e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp, e Nuno Barra, da administração da Vista Alegre.

Uma varina e o próprio Raphael Bordalo fizeram-se presentes na pele de dois actores, que interagiram com o público presente e animaram o momento.

De acordo com informações do Município, “O Caracol Gigante, tal como outros caracóis de loiça em tamanho mais reduzido, surgiu cedo nas criações de Bordallo, isolado ou integrado em conjuntos decorativos encomendados – sobretudo para jardins particulares. O Gato Assanhado é um modelo que saíu dos fornos da fábrica pela primeira vez em 1898. Esta é uma das representações do Gato Pires, um felino preto e eriçado, que também protagonizou histórias aos quadradinhos, por vezes acompanhado pela Gata Pili, e que o autor publicou no “António Maria”, um dos principais jornais satíricos na história da imprensa portuguesa. Raphael Bordallo Pinheiro tinha uma grande estima por estes felinos, tendo chegado a declarar que “fui gato noutra encarnação”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close