DestaqueDossier

Ponte Dom Manuel Clemente… ou talvez não

A ponte sobre o rio Trancão, que liga Lisboa a Loures e foi construída a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), está a ser alvo de polémica por ter sido anunciado o novo nome desta infraestrutura: Ponte Cardeal Dom Manuel Clemente.

A 11 de Agosto (Sexta-feira) era anunciado por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o novo nome da ponte ciclo-pedonal inaugurada para a JMJ como “uma justa homenagem da cidade a um homem que deu tanto a Lisboa ao longo da sua vida”. Mas logo no dia seguinte surgiu uma petição pública condenando a decisão unilateral da CML e lembrando que o nome de Dom Manuel Clemente esteve recentemente ligado à polémica sobre o encobrimento dos alegados abusos sexuais na igreja, podendo “ser vista até como uma ofensa e/ou desrespeito pelas mais de 4800 vítimas de abuso sexual por parte da igreja em Portugal”.

A “Petição pela alteração do nome previsto para a ponte Lisboa-Loures no Parque Tejo”, iniciada a 12 de Agosto, conta já com mais de 15.000 assinaturas, podendo agora ser levada a Assembleia da República para apreciação e votação dos deputados. O documento relembra “a suposta laicidade do Estado” e argumenta que é um equipamento pago “com recurso a dinheiros públicos, que todos os portugueses irão pagar com assinalável esforço, o mínimo exigível será que se homenageie quem tenha factualmente marcado a diferença ou sido autor de feitos que mereçam destaque no nosso município”.

Em comunicado, a autarquia afirmou que o nome da nova ponte é uma homenagem ao 17.º patriarca de Lisboa, que renunciou ao cargo após ter completado 75 anos. “Nos dez anos de mandato enquanto líder da Igreja de Lisboa, D. Manuel Clemente foi o grande impulsionador da Jornada Mundial da Juventude”. Para Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, concelho que fica ligado por esta ponte ao município de Lisboa, a escolha do nome de Dom Manuel Clemente é “uma boa opção e um justo reconhecimento”.

Já no dia 13 de Agosto, Domingo seguinte, foi aberta uma nova petição desta vez a favor do nome escolhido pela CML, no entanto, esta nova e, por enquanto, última petição, deixa outra sugestão:

“Vimos por isso sugerir a vossas excelências que seja oficialmente atribuído ao Parque Urbano Tejo-Trancão o nome de Parque Papa Francisco, fazendo assim memória deste acontecimento único para as nossas duas cidades. Queremos também saudar Vossas Excelências, e nas vossas pessoas as autarquias a que presidem, pela decisão de atribuir à ponte pedonal que liga os dois concelhos o nome do Senhor Dom Manuel Clemente.” Esta petição conta, até ao presente, com pouco mais de 6000 assinaturas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close