Cultura

Museu Nacional do Teatro e da Dança assinala aniversário de Eunice Muñoz


Eunice Muñoz -Museu Nacional do Teatro e da Dança assinala aniversário da atriz, evocando um dos espetáculos mais importantes da sua carreira

A 30 de julho de 1928, nascia Eunice Munõz, a magnífica atriz que o país viu desaparecer em Abril deste ano.  

No dia do seu aniversário, o Museu Nacional do Teatro e da Dança evoca a sua memória, através de um dos mais importantes espectáculos jamais feitos em Portugal e um símbolo da sua admirável carreira profissional: “Mãe Coragem e os seus Filhos”, a obra-prima de Bertolt Brecht levada a cena pelo Novo Grupo (com versão e encenação de João Lourenço e Vera San Payo de Lemos), no Teatro Nacional D. Maria II, em 1986, e protagonizada pela atriz. 

Volta-se a trazer à luz do dia a mítica carroça da mãe coragem, um objecto cenográfico da autoria de José Carlos Barros. Este objecto integra o acervo do Museu e é um símbolo de uma das mais marcantes peças representadas por Eunice Muñoz, objecto cénico central de uma das mais importantes peças daquele dramaturgo alemão.  

José Carlos Barros, que criou toda a cenografia da peça, restaurou gentilmente a carroça, com vista a sair das reservas do Museu para ser exposta, durante os meses de Agosto e Setembro, no pátio do Museu. A complementar, podem também ser vistos o figurino da personagem protagonizada por Eunice Munõz, da autoria de Lígia Lemos, assim como um pequeno excerto da gravação do espectáculo, e outra documentação, como o programa e o texto da peça.  

Agraciada pela crítica, esta foi uma criação que distinguiu Eunice Munõz e toda a produção com variados prémios, destacando-se o Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultura para Melhor Atriz, Melhor Cenógrafo, Melhor Encenador e Melhor Produção de 1986; o Prémio Melhor Espectáculo de 1986 da Antena 1; Os troféus Nova Gente, galardoando também a atriz, o cenógrafo, o encenador e o espetáculo; e os prémios atribuídos pela Associação de Críticos de Teatro para a Melhor atriz e para o Melhor cenógrafo, entre outros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close