Reportagem

Universidade da Terceira Idade do Lumiar ganha nova sede

resized_jf-lumiar-inauguracao-util-2 resized_jf-lumiar-inauguracao-util-7A antiga sede da Junta de Freguesia do Lumiar, na Estrada da Torre, passou a ser a nova sede da UTIL, a Universidade da Terceira Idade do Lumiar.

Para assinalar a efeméride, a Junta de Freguesia local organizou uma cerimónia em que marcaram presença o presidente da autarquia, Pedro Delgado Alves, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Juntos, os dois autarcas descerraram a placa comemorativa da inauguração, perante uma moldura humana assinalável, composta na sua maioria por alunos e potenciais alunos da UTIL.

Pedro Delgado Alves destacou o facto de a inauguração acontecer no ano em que se comemora o 750.º aniversário da Freguesia e o 10.º aniversário da própria UTIL. “Temos sempre registado um crescimento exponencial de alunos, de professores voluntários e um aumento claro da oferta formativa. Hoje conseguimos dar uma escala diferente à UTIL e responder a uma queixa frequente de professores e alunos – eu incluído – da gestão de espaço e de problemas de acessibilidade”, notava o autarca.

A capacidade das salas de aula duplicou, disciplinas como as artes plásticas e a informática têm novas condições de funcionamento, e os alunos ganharam mais zonas de estadia, “para conversar, ler um livro ou ler um jornal”, conforme sugeria o presidente da autarquia local, que também nomeou actividades complementares como o yoga, os cavaquinhos ou a ginástica. Por fim, salientou ainda a adesão à RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade e Universidades Seniores, que está presa pelos últimos detalhes.

“Foi a melhor decisão possível, fazer deste espaço um espaço de vida, de actividade, de serviço, a todos aqueles que querem, nas mais diversas áreas e nesta fase da sua vida, concentrar-se na educação, no saber, no conhecimento e na participação cívica”, disse, por seu turno, Fernando Medina. “Este edifício não é uma peça isolada, será vizinho de mais uma obra na cidade de Lisboa: estará ao lado de uma zona que será requalificada no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro, que transformará o espaço público e trará mais espaço para o convívio das pessoas, para os filhos e os netos”.

Fernando Medina lembrou que “o pico das capacidades do ser humano já não é aos 30 anos, nem aos 40”: fruto dos progressos científicos, tecnológicos e sociais “o auge de experiência, de capacidade, de disponibilidade prolonga-se até muito mais tarde”. Concretizando essa mesma ideia, desafiou os seniores a participar activamente na governação da cidade, através das suas ideias e criatividade no seio da UTIL.

Depois dos discursos, seguiu-se uma visita às instalações, ao longo dos três andares do edifício que servirá mais de 300 alunos maiores de 55 anos.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close