Início » Desporto, Reportagem » Primeiro campo de futebol de praia na cidade

No dia 16 de Julho, foi com um torneio recheado dos maiores craques da modalidade que o Clube Futebol de Chelas inaugurou o seu novíssimo campo de futebol de praia: Arena Manuel Ferreira.
O talento estava garantido à partida, ou não fossem as presenças dos sobejamente conhecidos Madjer, Marinho e Rui Coimbra, dignos representantes da Selecção Nacional de Futebol de Praia. Aliás, Madjer é mesmo o melhor jogador do mundo da modalidade, além de coleccionar prémios e troféus de melhor marcador em diversas provas.
Também a equipa do Sporting Clube de Portugal apadrinhou e apoiou de forma especial este torneio, por motivos que já vamos explicar mais à frente.
A competição inseriu-se nas comemorações do 38.º aniversário do Clube Futebol de Chelas e recebeu o nome de Marvila Cup 2017 Beach Soccer. Até teve direito a transmissão num canal do Youtube!
Entre as 9h e as 17h e picos, o anfitrião CF Chelas, Olivais Sul, GD Chelas, Casa do Benfica de Loures, Sporting e Belenenses competiram pelo primeiro lugar do pódio e fizeram o baptismo do novo campo, em pleno meio urbano, na Rua Oliveira Cadornega.
O nome de Manuel Ferreira deve-se a uma homenagem a este fundador e antigo dirigente do clube.
Um sonho de muitos anos
Telmo Carrelo, do CF Chelas, é a mente por detrás deste projecto pioneiro na capital. Ao EXPRESSO do Oriente, o responsável explica que o terreno baldio junto aos balneários do clube (onde antigamente treinavam as camadas jovens) sempre lhe pareceu subaproveitado, e que era um sonho antigo ver nascer um campo de futebol de praia.
“Acompanho a modalidade e sou grande fã. Com a ajuda do Madjer, do Marinho e de toda a equipa do Sporting, decidi pôr este projecto em andamento, porque sabíamos que com os apoios disponíveis nunca poderia ser possível uma estrutura do género de um ringue ou campo de futebol. Como tinha o apoio das equipas e dos jogadores, tínhamos esse trunfo, e a modalidade está em franco crescimento, tudo se conjugou e agora o campo é uma realidade!”.
A Junta de Freguesia de Marvila contribuiu com um apoio de 9500€, que serviu para a colocação da areia e das balizas. Telmo Carrelo agradece a prontidão dos membros do Executivo marvilense, “todos os vogais, sem excepção”, que se seguiu a um longo período de espera, de mais de um ano e meio, após a entrega de três projectos para a construção do campo, que chegaram a ir a Assembleia de Freguesia. “Esse foi o maior obstáculo que encontrámos”, aponta o nosso amigo.

Disponível para os treinos dos grandes e para aluguer
Apesar de ainda não ter sido celebrado nenhum protocolo com o SCP, pelo menos até ao momento da redacção desta reportagem, sabemos que será a casa do Sporting para a modalidade de futebol de praia. De resto, a equipa sportinguista e também o Belenenses já treinaram na Arena Manuel Ferreira.
“Nasci e fui criado aqui, joguei aqui muitos anos”, recorda Telmo Carrelo. “Sinto-me orgulhoso, mesmo sendo um projecto ainda bebé”, finaliza.
O campo de futebol de praia pode ser alugado por 35€ a hora, sendo que a primeira hora deverá ser paga no momento da reserva. A servi-lo estão balneários que o clube descreve como “modernos e bem apetrechados”.
E fica desde já o convite: terá início em Setembro o primeiro campeonato de Inverno da modalidade, com o talento do futebol de praia a marcar presença em Marvila, na casa do CF Chelas. A não perder!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!