Início » Dossier, Local, Outras » Presidente da Câmara visita os Olivais

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, visitou no dia 14 de Junho a freguesia dos Olivais para avaliar obra feita, na companhia da presidente Rute Lima.

O roteiro dos autarcas incluiu os jardins interiores do Bairro da Encarnação, um novo parque infantil na Rua Acúrcio Pereira, junto aos Ingleses Futebol Clube, o campo de jogos no mesmo local e a Praça do Chinde.

Os jardins interiores da Encarnação foram requalificados e estão agora dotados de parques infantis e aparelhos de fitness para adultos, nas ruas 26 e 27. As obras decorreram de uma delegação de competências da Câmara na Junta de Freguesia, que se encarregou da execução do projecto.

Também na Rua Acúrcio Pereira, já em Olivais Sul, os mais novos podem brincar no novo parque infantil, que vem complementar a oferta anteriormente existente: o campo de jogos requalificado há poucas semanas pela Junta de Freguesia, que recebeu vedações novas e um piso renovado.

Por fim, a comitiva parou na Praça do Chinde, onde a Câmara levou a cabo uma intervenção há muito esperada de requalificação do espaço público com o ordenamento do estacionamento em grande destaque. Também nesta praça há aparelhos de ginástica sénior.

Ao longo da visita, os autarcas foram sendo interpelados pelos moradores, que aproveitaram para conversar sobre as obras em pano de fundo ou sobre outras necessidades das suas zonas de residência.

Sucesso da reforma administrativa

Para o presidente Fernando Medina, nos Olivais há uma junta de freguesia que “assimilou muito bem o processo da reforma administrativa” e que reclama o exercício de mais competências para resolver os problemas da sua população.

Falando aos jornalistas sobre a visita, o edil descreveu os jardins como “espaços que estavam abandonados, pouco cuidados”. “Decidimos em conjunto fazer estas obras, devolvê-los às pessoas, com obras simples de requalificação dos passeios e bancos de jardim, novos parques infantis e equipamentos de fitness… Eis como é possível promover uma grande transformação do espaço, com vontade e com pouco dinheiro: o dinheiro certo aplicado na ideia certa”.

Sobre o facto de os espaços possuírem parques infantis lado a lado com aparelhos de ginástica, Medina explica: “Quando devolvemos um espaço aos moradores, falamos de todos. Queremos que todos se sintam bem na cidade. Temos equipamentos para os mais novos e para os mais velhos, para que convivam e usufruam do mesmo espaço”.

Por fim, o presidente da Câmara fala de uma intervenção profunda que se desenha no horizonte para o Bairro da Encarnação: “Temos estado a trabalhar numa requalificação profunda de todo este bairro, um pedido justo da população há várias décadas. Ainda não fizemos uma intervenção com a profundidade necessária, mas temos estado a trabalhar nisso, numa parceria entre a Câmara e a Junta em que é a Junta que conduz o processo. Vamos iniciar brevemente um processo participado, de diálogo e de debate, para ouvirmos a opinião dos moradores sobre um espaço que é de todos. Vai ser um dos grandes projectos da Câmara de Lisboa nos próximos anos, envolvendo passeios, pavimentos, colectores, uma obra muito profunda que estamos determinados em levar para a frente”.

Por seu turno, Rute Lima agradeceu a confiança depositada pelo Município na sua autarquia e fala de uma aposta na qualidade de vida das pessoas e no cumprimento de uma promessa eleitoral: “Prometemos requalificar os quatro jardins interiores do Bairro da Encarnação e hoje podemos reclamar ter cumprido a nossa promessa. É a Junta de Freguesia que está no terreno, por uma questão de proximidade, e conseguimos ter uma percepção mais clara sobre as necessidades do bairro e aquilo que é necessário fazer. Vemos na Câmara um parceiro de excelência e é fantástico poder concretizar a nossa parceria com obras como estas que fazem a diferença na vida das pessoas”.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!