DesportoDossierLocalOutras

Novos topónimos junto ao Estádio do Sporting

Junto ao Estádio Alvalade XXI, há dois novos topónimos ligados à história do Sporting Clube de Portugal: a Rua Mário Moniz Pereira e a Rotunda Visconde de Alvalade.

O descerramento das respectivas placas foi feito no dia 21 de Junho, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Na rotunda em questão, foi descerrada igualmente a estátua de um leão, designada Estátua Sporting Clube de Portugal, no âmbito das comemorações do 111.º aniversário do clube.

Fernando Medina destacou a homenagem prestada a “duas grandes figuras do Sporting, de Lisboa e do desporto nacional”, enaltecendo depois o contributo de Moniz Pereira para o desenvolvimento do desporto português, que ajudou a elevar a um “novo e superior patamar de excelência e exigência”.

Também marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves, e o presidente do clube lisboeta, Bruno de Carvalho, que de seguida também inaugurou três novos campos de treino do SCP (Fernando Peyroteo, Cristiano Ronaldo e Luís Figo), além do novo pavilhão João Rocha. Acompanhavam Medina o vice-presidente da Câmara, Duarte Cordeiro, e o vereador do Desporto, Jorge Máximo.

Pedro Delgado Alves recordou ainda outras figuras sportinguistas homenageadas na freguesia do Lumiar, como Vítor Damas, José Travassos, Joaquim Agostinho ou Alfredo Livramento.

 

Numa nota divulgada pelo Município, pode ler-se um resumo biográfico das duas personalidades homenageadas:

“O Professor Mário Moniz Pereira é um símbolo maior do desporto nacional. A sua dedicação ao desenvolvimento do Desporto e do Atletismo em Portugal, da qual resultou, entre outros feitos, a obtenção pelos atletas que treinou da primeira medalha de Atletismo a nível internacional e da primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, granjeou- lhe o epíteto de “Senhor Atletismo”. Também a sua ligação ao Fado, enquanto compositor, ficará para sempre na memória colectiva”.

Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Visconde de Alvalade pela mercê do Rei D. Carlos I, para além de ter sido um prestigiado advogado da capital percorreu todo o caminho da fundação do Sporting Clube de Portugal. O Visconde apoiou a ideia de fundação do Clube sugerida pelo seu neto, apoiou a primeira sede, as obras do primeiro campo e redigiu os primeiros Estatutos, tornando-se 1.º Presidente do Sporting Clube de Portugal”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close