Início » Desporto, Dossier, Local, Reportagem » Lisboa oficialmente candidata a Capital do Desporto 2021

Os Paços do Concelho receberam uma cerimónia em que a Câmara de Lisboa entregou o dossier de candidatura a Capital Europeia do Desporto em 2021 e foram entregues os prémios das Olisipíadas 2017.

Na cerimónia, o presidente Fernando Medina destacou a “grande mobilização colectiva” de todos os agentes desportivos da cidade, descrevendo a candidatura da capital portuguesa como “forte”. Na enumeração de provas desportivas organizadas na cidade, o destaque foi para as Olisipíadas, os antigos Jogos da Cidade, que segundo o edil estão a transformar-se rapidamente num “grande movimento de mobilização de milhares de jovens por toda a cidade, nas mais variadas modalidades”.

O vereador do Desporto da CML, Jorge Máximo, agradeceu a todos os que tornaram possível esta candidatura, que descreveu como “uma longa caminhada que ao longo de mais de um ano mobilizou milhares de lisboetas e centenas de entidades” e destacou o papel das juntas de freguesia nessa mobilização e os valores éticos e democráticos que o Desporto promove.

Lisboa junta-se assim a outras duas cidades candidatas: Haia (Holanda) e Riga (Letónia). A cidade escolhida será conhecida no próximo dia 15 de Novembro.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença na cerimónia e saudou a audácia do Município lisboeta ao submeter esta candidatura, que o Governo apoia. Também marcaram presença, como embaixadores da candidatura, os atletas Hugo Passos, multicampeão surdolímpico, Patrícia Mamona, campeã da Europa de Triplo-Salto e Telma Monteiro, medalhada de bronze dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Quanto à atribuição dos prémios da edição 2017 das Olisipíadas, Marvila recebeu o prémio Fair-Play, os Olivais receberam o prémio do 3.º lugar, o Areeiro o do 2.º lugar e Alcântara ficou no topo do pódio, vencendo a prova.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!