DossierLocalOutras

Lisboa já tem Árvore Tecnológica Solar

A primeira árvore tecnológica instalada no nosso país está desde o dia 6 de Fevereiro na Praça do Município, disponível para carregar o seu telemóvel ou funcionar como ponto de acesso à net!

Se estiver por perto e ficar sem bateria no seu telemóvel ou em qualquer aparelho que dê para carregar por USB, aproveite! Se precisar de aceder à internet e estiver sem dados móveis, já sabe! Ou se simplesmente quiser experimentar e ver com os seus próprios olhos como funciona a primeira árvore tecnológica do país, chegue-se à frente!

Nasceu de uma iniciativa do Programa Sharing Cities, um projecto que está presente em oito estados-membros da União Europeia e que tem como objectivo a integração das infraestruturas de energia, transporte e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), escalando as  Smart Cities na Europa através do desenvolvimento de soluções urbanas, acelerando o desenvolvimento de modelos de negócio e promovendo a partilha e colaboração das diferentes soluções pelas cidades europeias, com vista a uma sociedade mais colaborativa e participada pelos cidadãos.

De entre os 35 parceiros internacionais do Programa, destacam-se os portugueses: EDP Distribuição – Energia SA, EMEL, Universidade de Lisboa – IST, REABILITA Lda, PT Inovação e Sistemas e CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel.

O Sharing Cities está a desafiar start-ups a apresentar, até ao próximo dia 27 de abril de 2017, modelos de negócio para novos produtos e serviços que deverão enquadrar-se em quatro vertentes: Mobilidade, Cidadania, Turismo e Cultura e Sustentabilidade.

A árvore, criada pela start-up nacional Vtree Solar, foi inaugurada no dia 13 de Fevereiro e usa energia solar para alimentar as baterias e as lâmpadas LED. Todas as entradas USB são, é claro, à prova de água.

O equipamento já se encontra instalado em países como a Roménia, o Brasil e o Chile.

O Programa Sharing Cities é parceiro do projeto Smart Open Lisboa (SOL); mais informação sobre este tema pode ser encontrada em: https://www.facebook.com/smartopenlisboa/ ou http://www.smartopenlisboa.com/.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close