Início » Dossier, Reportagem » Festa dos 100 anos da Farmácia Banha

A Farmácia Banha, em Moscavide, completou um século de existência no dia 17 de Julho e festejou com os seus clientes, amigos e parceiros institucionais.

O EXPRESSO do Oriente também marcou presença na festa, na sequência de uma reportagem que publicámos na nossa edição de Julho, que contava a história deste estabelecimento icónico de Moscavide, feita de gerações sucessivas de empreendedores farmacêuticos.

Os balões colocados à porta não deixavam ninguém indiferente: muitos foram os curiosos que entraram na Farmácia Banha ao longo do dia, alguns aproveitando para comprar qualquer coisa (e beneficiar de um desconto e de alguns miminhos), outros apenas para dar os parabéns.

Pelas 16h30, chegou a hora do cantar dos parabéns, do soprar das velas, e do descerrar de uma placa comemorativa do 100.º aniversário. O acto simbólico foi protagonizado pela directora técnica, Maria Fernanda Fontes, e pela neta Teresa Fontes Leal, perante uma multidão de gente que encheu completamente o espaço comum da Farmácia e que ouviu algumas palavras emotivas da farmacêutica já octogenária, mas muito dinâmica e sorridente.

Junto à entrada, um livro de honra recolhia as assinaturas e convidava à partilha de histórias. As vitrines exibiam autênticas peças de museu, incluindo fármacos antigos produzidos pela própria Farmácia Banha (que ainda hoje prossegue a sua actividade de manipulação de medicamentos), balanças e pesos, livros e uma caixa registadora antiga, entre outros tesouros.

Marcaram presença um representante da Ordem dos Farmacêuticos, outros parceiros institucionais e o poder político fez-se igualmente representar: a Câmara Municipal de Loures através do vereador Tiago Matias e de Margarida Tomás (Departamento de Obras), a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela pela presidente, Manuela Dias.

Parabéns, Farmácia Banha!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!