CulturaDossierLocal

Estátua a Padre António Vieira

Esta quinta-feira, dia 22 de Junho, o Largo Trindade Coelho ganhou um monumento em posição de destaque: uma estátua ao Padre António Vieira.

A estátua resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para a requalificação do Largo Trindade Coelho, em 2009, através do qual a Santa Casa assumiu a responsabilidade pela concepção e execução do monumento, que fica agora mesmo em frente à sua sede.

Assinado pelo escultor Marco Telmo Fidalgo, o monumento passa a ser a primeira estátua erigida em Lisboa em homenagem ao Padre António Vieira, um jesuíta nascido em Lisboa em 1608 e falecido na Baía, Brasil, em 1697, conhecido pelos seus dotes oratórios, por uma vasta obra publicada, composta sobretudo de sermões, e pelas missões políticas e diplomáticas no Brasil, onde defendeu os direitos dos povos indígenas.

Marcaram presença na inauguração diversas personalidades, entre as quais o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, o provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que procedeu à bênção da estátua, o padre José Frazão Correia, da Companhia de Jesus, e o padre António Vaz Pinto.

No seu discurso, Medina exprimiu o desejo de que este seja o “primeiro de vários seguimentos públicos de recuperação e elevação dessa extraordinária figura portuguesa”, “uma das maiores personalidades do pensamento português”.

Por seu turno, D. Manuel Clemente lembrou o percurso além-fronteiras de Santo António de Lisboa alguns séculos antes deste “outro António que também partiu” e falou da “reparação de uma grande injustiça”.

Pedro Santana Lopes evocou ainda palavras do Padre António Vieira: “para falar ao vento bastam palavras, mas para falar ao coração são precisas obras.”

Todos os intervenientes concordaram que a obra ficou muito bonita e que honra a memória do homenageado, que agora passa a proferir os seus sermões aos passantes do Largo Trindade Coelho.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close