DossierSociedade

Estacionamento da Encarnação debatido em reunião pública

A Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia dos Olivais promoveram uma sessão de debate sobre o estacionamento no Bairro da Encarnação.

Destinada à auscultação dos moradores e ao debate de soluções para os vários problemas em foco no Bairro da Encarnação, a reunião pública reuniu no auditório da ADCEO a presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, o vereador com os pelouros da Segurança e da Mobilidade de Proximidade, Carlos Manuel Castro, o comandante da Polícia Municipal, Paulo Caldas, e Elisabete Portalegre, do Departamento de Gestão de Mobilidade e Tráfego da Câmara de Lisboa.

Os moradores da Encarnação puderam expor as suas preocupações, as suas queixas e fundamentar os seus pontos de vista, transmitindo a experiência de quem vive o dia-a-dia dos problemas de circulação no bairro: ruas estreitas com passeios largos que sempre foram usados para estacionar, carência de lugares de parqueamento, sinalização vertical contraditória e incoerente, actuação da Polícia Municipal (para uns, excessiva, para outros, diminuta) e utilização das garagens privadas para outros fins.

A pressão da procura de estacionamento por pessoas externas ao bairro, nomeadamente de trabalhadores do Aeroporto Humberto Delgado, foi apresentada como a maior razão de queixa.

Em cima da mesa estiveram propostas que passavam pelo ordenamento do estacionamento com desenhos no pavimento, alteração dos sentidos do tráfego em várias ruas, colocação de sinalização que limite o trânsito no bairro tendo como fim o seu atravessamento e, num dos pontos mais fracturantes do debate, a vinda da EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa.

Reiterando que estará sempre do lado dos moradores, a presidente Rute Lima garantiu que quando o projecto estiver concluído, será apresentado em nova reunião pública.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close