Reportagem

Concerto de Ano Novo em Marvila

Numa tradição cada vez mais obrigatória, a Junta de Freguesia de Marvila e a ACULMA organizaram um Concerto de Ano Novo na Igreja de São Maximiliano Kolbe.

O Concerto teve lugar no dia 8 de Janeiro, que numa feliz coincidência corresponde ao dia do nascimento do santo polaco que dá nome à igreja e que faleceu no campo de concentração de Auschwitz em 1941.

Na presença do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, e do seu executivo, a Banda da ACULMA (Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural de Marvila) protagonizou mais um concerto memorável. A novidade este ano foi a participação da soprano Sofia de Castro, que se fez acompanhar do pianista e compositor Abel Chaves.

Com os bancos da igreja repletos de marvilenses, ecoaram temas muito conhecidos do público e outros mais eruditos, da “Lágrima” imortalizada por Amália Rodrigues à “Aida” de Giuseppe Verdi, passando por temas dos musicais Feiticeiro de Oz (“Somewhere over the rainbow”) e My Fair Lady (“I could have danced all night”).

Um dos maiores aplausos da tarde musical, contudo, foi dedicado ao tema “ACULMA”, um hino composto pelo músico da banda Tiago Loureiro.

Na altura de dizer algumas palavras, a presidente da ACULMA, Fátima Duarte, visivelmente comovida, agradeceu a presença de todos, o empenho do maestro Fernando Mota, dos músicos e de todo o pessoal da casa. Também agradeceu o apoio da Junta de Freguesia de Marvila e o acolhimento do pároco, Frei Fabrizio Bordin.

Por seu turno, o vogal da Cultura da autarquia local reconheceu o “excelente trabalho que a ACULMA tem desenvolvido” e acrescentou que “muitas freguesias gostariam de ter uma associação como a ACULMA no seu território mas não têm essa felicidade, nós é que a temos!”. Joaquim Brito aproveitou para lançar desde logo o convite para os eventos promovidos pela autarquia na área da Cultura nos próximos meses, de que são exemplo o Marvila dos Sabores e a Feira Medieval.

O prior também proferiu algumas palavras, deixando uma mensagem de paz para o novo ano e fazendo eco das exortações do Papa Francisco.

O evento terminou com uma opereta em língua alemã, em mais uma demonstração do poder vocal da soprano convidada, Sofia de Castro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close