Local

Cine-Teatro Capitólio recebe “óscar”

O Cine-Teatro Capitólio foi distinguido com um prémio que reconhece a excelência do seu projecto arquitectónico.

São considerados os “óscares” do imobiliário e são atribuídos pela Magazine Imobiliária.

O Cine-Teatro Capitólio venceu na categoria de Equipamentos Colectivos e distingue a reabilitação realizada pela Câmara Municipal de Lisboa.

Esta cerimónia anual, na qual são atribuídos os prémios ao que de melhor se tem feito em Portugal no sector nos últimos anos, realizou-se no dia 17 de Abril, no Palacete do Hotel Tivoli, e reuniu cerca de 200 individualidades, empresas e associações da área do  imobiliário.

Segundo recorda o Município, “O projecto original do Capitólio, com início em 1925, da autoria do Arq. Cristino da Silva, foi inaugurado no ano de 1929, visou a construção de uma grande sala de espectáculos sobre a qual se dispunha um rasgado terraço, aberto à população da cidade, criando um espaço cosmopolita e moderno que se associava ao espírito de “glamour” tão em voga na época. Em 1936, o edifício é adaptado ao cinema sonoro, com a instalação de um balcão e dois “foyers” laterais, fato que o vem descaracterizar.  Neste contexto surgiu o concurso de repensar o Parque Mayer e de reabilitar o Capitólio, devolvendo-lhe a dignidade perdida. A intervenção agora concluída, da autoria do Arq. Souza Oliveira, repôs o edifício na sua traça original, introduzindo uma melhoria do seu desempenho para responder às exigências dos actuais padrões de produção contemporânea de teatro/cinema e aos níveis de segurança exigidos pelas Normas Europeias. Foi necessário compatibilizar meios técnicos “mais pesados”, com a “leveza” do edificado, trabalhando na base compreensível da “intocabilidade” exigida pelo Capitólio para manter a sua característica de peça arquitectónica e linhas modernistas deste edifício do início do século XX”.
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close